21.2.11

A Imperatriz dos Blues






Bessie Smith ficou para história da música como uma das cantoras de maior sucesso dos anos 20 e, juntamente com Louis Armstrong, foi uma das grandes influências dos Blues e Jazz.

Nascida a 15 de Abil de 1894, em Chattanooga, Tennesee, cedo perde os seus pais e para arranjar dinheiro para sobreviver, Bessie e o seu irmão Andrew formam um dueto (ela a cantar e dançar e ele a tocar viola) e começam a interpretar nas ruas de Cattonooga.

Mais tarde, Clarence, o seu irmão mais velho, convence-a a continuar no canto e na dança. Em 1912, Clarence trabalhava com a banda musical Stokes e arranjou uma audição para Bessie com seus empresários, Lonnie e Cora Fisher. Assim, Bessie inicia-se no mundo do vaudeville mas foi contratada como dançarina ao invés de cantora, porque a companhia já incluía Ma Rainey, que se tornou na sua protectora. Contudo, todos os relatos da época indicam que Ma Rainey não ensinou Bessie a cantar. Provavelmente ajudou-lhe a desenvolver a sua presença no palco. Em 1913, Bessie começou a criar seu próprio show, no teatro "81" em Atlanta. Por volta de 1920, estabeleceu uma reputação de na região sul americana e ao longo da costa leste americana.

Bessie tornou-se uma figura famosa como resultado do seu primeiro álbum em 1923, gravado pela Columbia, "Downhearted Blues". Transformou-se a atracção principal no circuito de teatros negros e acabou por se tornar ela própria na atracção mais popular nos anos 1920. Trabalhando sobre uma agenda apertada que envolvia peças de teatro durante os meses de Inverno e turnês ao longo do resto do ano, Bessie transformou-se na artista negra mais bem paga de sua época.

A cantora fez cerca de 160 gravações para Columbia, muitas vezes acompanhada pelos melhores músicos de sua época, como Louis Armstrong, James P. Johnson, Joe Smith, Charlie Green, e Fletcher Henderson, ganhando milhares de dólares por semana nos anos vinte, mas devido à popularidade do swing, o blues entrou em declínio para o público nos anos trinta, tendência essa que resultou no fim de 10 anos de contrato com a Columbia Records.

Em 1929, Bessie entra na curta-metragem “St. Loius Blues”, a sua única aparição no cinema, baseada na música de W. C. Handy de mesmo nome. No filme, dirigido por Dudley Murphy e filmado no bairro Astoria em Nova Iorque, ela aparece acompanhada pela orquestra de Fletcher Henderson, Hall Johnson Choir, o pianista James P. Johnson, e uma secção de cordas; uma atmosfera musical radicalmente diferente de qualquer outro encontrado em suas gravações.

Bessie continuou a cantar ao vivo e conseguiu gravar mais quatro canções, muito devido a insistência de John Hammond, durante seus seis últimos anos, antes de falecer a 26 de Setembro de 1937, quando supostamente sangrou até a morte depois de um acidente de carro.

Bessie Smith foi a primeira cantora de blues a se tornar um grande sucesso devido à sua carreira na indústria fonográfica. Músicas com letras sociais, um estilo vocal bem definido e uma atitude activa contra movimentos racistas, fizeram de Bessie a “Imperatriz dos Blues”.



1 comentário:

elsafer disse...

uma sintonia de culturas ... um cheiro a África , ao seu trajecto pelo mar ...

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