O interesse de James Jowers (n.1938) pela fotografia começou quando servia no Exército dos Estados Unidos, onde aprendeu os procedimentos da técnica da câmara escura. Em 1965, Jowers ingressou na New School onde estudou com Lisette Model, que mais tarde se tornou num grande amigo e mentor de Jowers. Nesta época, Jowers morava no Lower East Side e trabalhava como porteiro durante a noite no Hospital São Lucas, deixando-o livre para explorar a cidade durante o dia e fotografar a vida que encontrava nas ruas. Mais tarde, Jowers incorporou, por vários anos, no grupo que compõe a Nancy Palmer Photo Agency.
A colecção de fotografia da George Eastman House possui aproximadamente 400 fotografias de James Jowers. A maioria das imagens foram tiradas em Nova York nos anos 60 e início dos anos 70, um momento importante e interessante na história E.U.A. Há algumas imagens impressionantes desta colecção, incluindo retratos de nova-iorquinos em várias configurações e protestos anti-guerra no Central Park. Há também cerca de 25 fotografias de Nova Orleães em 1970. Em 2007, Jowers doou as fotografias e os direitos de autor a George Eastman House.







8 comentários:
Fotografia (diria documental) de um período da história americana de grande transformação social. Retratam perfeitamente os anos 60.
Uns dias sem te visitar... e tanto que fica por aprender... isto de saber de fotografia ou aprender com os melhores é muito diferente... e se é sobre preto e branco... melhor ainda...
Obrigado, Clara!
Um beijo e um abraço
Volto aqui apenas para registar a coincidência da tua música com a minha vida...
hoje decidi com outro Amigo, lançar o desafio de atravessar a Route 66 de Harley...
Projecto 2012...
Até lá...
...magnifico trabalho!!!
exactamente o meu gosto...vielen dank, clara...tu aumentas o meu olhar do mundo...
kuss kuss / eduardo
Gosto do olhar dele ;)
BJKa
Excelentes fotos! :-o
Eu também aprecio a fotografia a preto e branco, sobretudo a de instantes do quotidiano.
É pena eu não ter muito jeito para essa arte... :(
PS: Parabéns pelo blog, pois tem um conteúdo fora-de-série.
Hei-de voltar mais vezes.
K,
Com uma Harley?! Aau!
Maldonado,
obrigada pelo comentário. És sempre muito bem-vindo. :-)
Beijinhos
Que olhar... pura poesia criada pela fotografia. Amei!
Bjs.
Enviar um comentário