17.10.09

A Fotografia Estenopeica











A Fotografia Estenopeica é uma técnica fotográfica ainda ignorada ou enigmática para muitas pessoas.

O objecto essencial da fotografia estenopeica é uma câmara pinhole, ou seja, uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete". A existência de um pequeno furo - estenopo - permite designar este tipo de fotografia por Fotografia Estenopeica.

Geralmente conhecida como Fotografia Pinhole, esta técnica é muito económica, simples e original porque (re)utiliza qualquer caixa em que a luz não penetre. A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projectada para a parede oposta ao orifício ao contrário.

A câmara pinhole é normalmente feita à mão pelo fotógrafo para um determinado objectivo. Na sua forma mais simples, a máquina de fotografia pinhole consiste numa caixa com um furo num dos lados e um pedaço de filme ou papel fotográfico no lado oposto. Por exemplo, uma caixa de flocos de aveia pode ser uma excelente câmara pinhole. O furo geralmente é feito por uma agulha de costura de pequeno diâmetro feito num pequeno pedaço de alumínio fino ou latão. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo de 0,02 polegadas (0,5 mm) ou menos. O obturador da câmera pinhole pode ser uma mão espalmada ou algum material à prova de luz para cobrir e destapar o furo.

A câmara pinhole requer um maior tempo de exposição do que a câmara convencional devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a até mais de uma hora. Geralmente, a câmara pinhole é construída com um rolo de filme ou ajustes que regulam a distância entre o filme e furo. Movendo o filme para mais próximo do buraco resultará um amplo ângulo do campo de visão e um tempo de exposição mais curto. Movendo o filme para mais longe do buraco resultará uma telefoto ou um ângulo de visão estreito e um período de exposição mais longo.

A câmara pinhole pode igualmente ser construída substituindo as lentes de uma câmara convencional por um furo. Em particular, as câmaras compactas de 35mm cujas lentes foram danificadas (lentes fracturadas, riscadas, etc.) podem ser transformadas em pinholes, mantendo os mecanismos do obturador e compartimento do filme.


Para saber mais sobre a Fotografia Pinhole:

Fotografias Pinhole - Como construir uma câmara pinhole

Fotografias Pinhole - Câmara Pinhole

Pinhole Photography, Jon Grepstad


.

Fonte: Fotografias pinhole de The Pinhole Gallery


6 comentários:

Moskki disse...

Tenho andado longe e oucupada...mas sempre que posso e quero "voar" para outros locais...visito o teu Mundo!

Beijinhos espero que estejas bem...

Moskki

Vitamina Dupla disse...

Conhecia esta técnica como pinhole, como estenopeica não fazia a minima ideia, mas acho bastante interessante e no futuro hei-de tentar fazer algumas fotos...
Gostei deste teu post, cultivei-me mais um bocadinho :-)
Beijinho grande Clara

Mr. Mojo Risin' disse...

Clara Clara...bastante interesante...like you...

kuss kuss / e.

sonjita disse...

Eu cá vou investigar como se constroi uma pinhole :)

BJKa

A Respigadeira disse...

Sonjita,
a minha Diana F+ permite esta técnica. :-P

Mas se quiseres entrar nesta aventura, conta comigo!

Dalva Nascimento disse...

Interessante a técnica, desconhecida para nós, leigos amantes da fotografia. Muito interessante...

Bjs.

Creative Commons License
Este blogue está licenciado sob a Licença Creative Commons .
. . . . .