12.4.11

Vivian Maier, um auto-retrato








Vivian Maier (01 de Fevereiro de 1926 - 21 de Abril de 2009) foi uma fotógrafa de rua amadora que nasceu em Nova York, cresceu na França e depois retornou aos Estados Unidos para viver como ama em Chicago. Durante os 40 anos em que viveu em Chicago, esta mulher, dona de uma visão sensível sobre o mundo que a rodeava, tirou mais de 100 mil fotografias, algumas na cidade e outras em países pelos quais viajou durante este período. Contudo, a sua vida é ainda um mistério, pouco ou nada se sabendo sobre esta mulher que percorria as ruas sempre à espera de eternizar um momento, um rosto, um olhar...

As suas fotografias permaneceram desconhecidas só até quando John Maloof, um historiador local que trabalhava para um livro sobre a vizinhança de Portage Park em Chicago, comprou uma caixa que continha cerca de 30.000 negativos numa casa de leilões. Os negativos tinham sido deixados num depósito que Vivian costumava utilizar e que foi vendido quando ela não pôde pagar a renda. Depois de comprar o primeiro lote de negativos em 2007, Maloof adquiriu o que restava da coleção de Maier de outro comprador. Só mais tarde, Maloof descobriu o nome Maier num obituário no Chicago Tribune.

As fotografias de Vivian Maier foram publicadas pela primeira vez na Internet em Julho de 2008 por Ron Slattery, que também tinha adquirido grande parte dos negativos dela. Slattery vendeu uma parte de seus negativos a Maloof, apesar de ainda manter cerca de 12.000 deles consigo.

Em 2009, Maloof criou um blog e começou a publicar algumas das fotografias de Vivian, o que o ajudou a encontrar algumas famílias para quem Maier trabalhou. Maloof pôde então descobrir detalhes da vida da fotógrafa e até recebeu destas famílias alguns dos pertences de Vivian que tinham permanecido com eles.

Maloof está a trabalhar num livro com fotografias de Vivian e já apresentou um documentário intitulado Finding Vivian Maier, que conta a vida da fotógrafa misteriosa. Maloof também é o responsável pela primeira exposição do trabalho de Vivian, intitulada “Finding Vivian Maier: Chicago Street Photographer”, que ocorreu no Chicago Cultural Center (8 de Janeiro a 3 de Abril de 2011).

Neste post só foi apresentado uma parte muito ínfima do seu trabalho. Poderá conhecer e deslumbrar-se com a visão desta mulher no blogue Vivian Maier - Her Discovered Work.

Créditos das imagens: Vivian Maier Photographer

5 comentários:

Carmen Troncoso Baeza disse...

Encuentro increible la sensibilidad y solidez artística de esta persona que se arroba con su trabajo de tal manera que se pierde al mundo, gracias Meg por darla a conocer,

mfc disse...

Gosto dos fotógrafos que me vais trazendo!
São sempre muito boas escolhas.

José Manuel Vilhena disse...

...mais uma excelente descoberta!
:)

Alexandra Macedo disse...

Gostei de conhecer! Bom fim de semana! :-)

Unknown disse...

se Henri Cartier Bresson visse as belas fotos de Vivian Maier,ficaria encantado com a beleza da condição humana.Quando se alinha a cabeça,o olho e o coração,é só tirar o máximo partido da fotografia. Não vejo a hora de ter o seu livro,America Street photographer. Celso Caetano das Neves.

Creative Commons License
Este blogue está licenciado sob a Licença Creative Commons .
. . . . .