15.2.11








Robert Mapplethorpe (Nova Iorque, 1946 — Boston, 1989) foi um fotógrafo norte-americano conhecido como o documentarista da homossexualidade e pelo seu grande rigor em todos os aspectos da sua obra, criativos ou técnicos.

Se a sua vida teve vários desvios, a sua arte teve vários caminhos. Mas foi na fotografia que este artista incansável se afirmou. As fotografias de Mapplethorne foram objecto de uma controvérsia sem precedentes. A sua obra é conflituosa, não apenas por apresentar frequentemente um conteúdo erótico homessexual e sado-masoquista, mas também por implicar o duplo papel do autor como observador e como participante.

A controvérsia atingiu o auge em 1990, quando a polícia invadiu uma exposição póstuma em Cincinnati - o primeiro caso de um museu americano processado criminalmente por uma exposição. Em contraste com este tipo de trabalho, Mapplethorpe elaborou também retratos de sociedade, fotografias de moda e uma maravilhosa série de estudos de flores. Contudo, o tema que o marcou foi o da identidade sexual que, apesar da emergência da SIDA e do movimento gay, poucos artistas têm tratado com a mesma intensidade.



1 comentário:

mfc disse...

Fantásticas fotos.

Creative Commons License
Este blogue está licenciado sob a Licença Creative Commons .
. . . . .