





José Maria Rodríguez Madoz (Madrid, 1958), também conhecido apenas como Chema Madoz, é um dos mais importantes expositores da fotografia espanhola actual, com projecção internacional.
A sua carreira iniciou-se com a fotografia da figura humana, passando, a partir de 1990, para objectos do quotidiano, em que imprimiu sua marca. Mais do que apenas fotografar objectos, ele dá-lhes um novo sentido e utilização mudando a sua função e contexto. O artista cria novas metáforas, paradoxos e até humor nas suas fotos, transformando o comum no incomum. O estilo simples e claro da sua fotografia, sempre em preto e branco ou sépia, destaca ainda mais este deslocamento que modifica a forma como o espectador encara estes objectos, corriqueiros se analisados separadamente, mas que ganham uma nova dimensão na forma em que estão aplicados.
Chema Madoz recebeu diversos prémios, como o Prémio Kodak España de 1991, o Overseas Photographer, Higasikawa Photofestival em 2000, no Japão, e o Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério de Cultura da Espanha, também em 2000.
4 comentários:
Lindos efeitos!
Bjs.
Muito bom!
Passei por aqui para desejar um excelente 2010! Muita Saude, Sorte, Amor, Felicidade, Paz e Inspiração. Beijinhos
João Domingues
Mais um conjunto de fotografias excelentes.
Beijo
Adorei, adorei.... ah! e adorei...
Enviar um comentário